29 de mar. de 2013

Josh e Hayley: realidade ou fantasia de fã?




O novo álbum da "Paramore" está praticamente lançado e, claro, nós como fãs estamos bastante ansiosos. Com o lançamento do segundo single, Still Into You (que já ocorreu há alguns dias), eu assisti muitas pessoas ficando decepcionadas porque, veja só: a música não foi escrita para o Josh.
Isso me chateou um bocado. O fandom da Paramore não é realmente o melhor; temos nossas desavenças frequentemente e constantemente. Entretanto, ultimamente eu tenho visto muitas discussões sobre o que eu falo aqui, neste blog, o tempo todo: o shipper Joshay/Tayley/Chadley, etc. Como todos sabem, eu sou Joshay (Josh + Hayley). Mas me chateia saber que shippar hoje em dia é o mesmo que declarar morte e guerra aos demais shippers.
Então, aviso: se você não tem uma mente aberta ou se é ainda muito infantil para aceitar a Paramore da forma que é, pare de ler. Todos nós temos os nossos direitos de ir e vir, e eu vou ficar feliz em discutir o assunto nos comentários. Mas não vou aceitar xingamentos. Essa é a minha forma de ver as coisas.

"E quem é você para falar disso?" 

Eu cresci dentro desse shipper. Sou fã de Paramore há pouco tempo (três anos), mas mesmo assim, fui eu a escritora brasileira que mais obteve leitores numa fic só de Paramore. Me dedico ao estudo e a histórias com o nome deles há mais de dois anos e já escrevi mais de dez histórias sobre o assunto. Não é muito, confesso; mas de qualquer forma, como Parawhore obcecada e ficwriter dedicada, acho que tenho o direito de expor minha opinião, correto?




Ver pessoas falando coisas assim é a coisa mais comum de se encontrar hoje em dia. Dê uma passada no Twitter, Tumblr, ou mesmo no Facebook. A foto acima é uma das mais conhecidas no fandom Parawhore, e com razão: ela se passa em 2005/2006, onde Josh e Hayley de fato namoraram.
Mas você acha, sinceramente, que é correto dizer que só por causa dessa foto até hoje eles se amam profundamente e verdadeiramente? Quer dizer, você realmente acha que se a Hayley e o Josh se amassem até hoje, ele estaria casado e ela namorando há uns bons quatro/cinco anos?
O fato é verdadeiro: Joshay existiu. Em 2004, muito provavelmente assim que a Paramore foi formada (ainda com o nome de Astrophel), eles começaram a namorar. Sabe-se que o namoro durou três anos, ou seja: até 2007, o lançamento do Riot!. Sabe-se também que em 2008 houve uma crise dentro da banda que por um fio não fê-la acabar; vocês bem se lembram do "we're better off without Josh", do cancelamento da turnê na Europa, e etc. E embora eles digam que não, sabe-se que isso foi causado pelas desavenças entre Josh e Hayley, que envolveram, no fim, todo mundo da banda. Sabe-se que ainda em 2007, começaram os boatos do suposto namoro de Hayley e Chad. Entre 2007 e 2009, Josh namorou duas garotas: Tabitha Richards e Jenna Rice, tendo casado-se com a última em 2010. Nesse mesmo ano, ele tirou férias de quatro meses (por causa da Lua de Mel), sendo substituído por Justin York. Em dezembro, Josh e Zac Farro saíram da banda.
Infelizmente, você não vai encontrar muito sobre o relacionamento Josh + Hayley por aí. Ambos mantinham a descrição, e não saíam botando a boca no trombone. Na realidade, até poucos anos atrás, tudo baseava-se em boatos: fotos aqui, relatos ali. Parte das coisas que sei, é por conversar com fãs antigos, que conheciam a história de perto.
A maior pergunta é: por quê acabou?
Não sabemos. Sério. Os boatos dizem que tudo acabou por que eles não queriam influenciar a banda (uma vez que o Riot! foi, definitivamente, o que fez a Paramore subir nas paradas), mas, vamos lá, gente, não foi nada disso. Evidentemente eu tenho minhas teorias à respeito, e elas envolvem umas perguntas que foram feitas  à Isabelle Farro, em seu tumblr, há algum tempo.




Anônimo: Hayley traiu o Josh em 2008? Quando a banda quase acabou... :\
Sim

Anônimo: É sério o que você disse sobre Josh/Hayley/Chad? Por favor, diga que não, Josh não merece e a Hayley não faria isso.
Sim, e ela fez.

Anônimo: Como a Hayley traiu o Josh?
Isso é confidencial.
Anônimo: Eu estou triste por ouvir que Hayley traiu o Josh com o Chad. O Josh flagrou eles ou algo do tipo? Por que eu sei que um amigo deles disse que a Hayley e o Chad não começaram a namorar até meses depois deles terem terminado.
Sim



Provavelmente, muitos de vocês não havia visto isso. Mas, é, aconteceu, em 2011, como vocês estão vendo. Isabelle apagou esses posts pouco depois de tê-los respondido.

"Então, Sarah, você acredita que a Hayley pode ter traído o Josh e que isso tenha acarretado o término do namoro e o quase rompimento da banda em 2008?"

Sim. Eu acredito. E, sim, eu fico triste toda vez que penso sobre o assunto, mas nós temos que levar em conta o pensamento de que pode ser verdade. Hayley e Chad só começaram a namorar depois do rompimento deles sim, mas se você conversar com um fã da época, vai saber que os boatos rolavam muito antes de uma confirmação ser selada. 

"Então você odeia a Hayley por ter feito isso?"

Deus, NÃO! Hayley Williams ainda é uma das mulheres mais inspiradoras para mim, e eu a amo de verdade. Mas, mesmo o amor de fã precisa aceitar o amado da forma que ele é. Hayley é humana. Ela erra. Assim como eu. Assim como você.
Se você for um desses fãs que acredita na Hayley como uma divindade perfeita, vai se decepcionar mais cedo ou mais tarde.





Outro dia eu estava olhando essas pages de humor de Paramore no Facebook e achei alguns comentários desse tipo. Na sua maioria, são pessoas que se acham superiores aos fãs que shippam Joshay e acham que é infantilidade ter tal OTP. Já criei muito caso com isso, já participei de muita briga, mas hoje em dia eu sequer respondo. Ignorar é a melhor coisa.
Olhem para a foto acima. Olhem de verdade. Ela foi tirada, provavelmente, em 2009/2010. Reparem no olhar.
Esse olhar, galera, é o que me faz ainda ser uma shipper. Por que você vai encontrar esse olhar em vídeos e fotos de todas as épocas do Paramore. Inclusive nos últimos shows com os irmãos Farro. E nas entrevistas.
Eles se olham e sorriem. E essa foto, um simples exemplo, faz a gente acreditar que ainda há afeto. E quem sabe algo mais.
Sim, droga, eu acredito que a Hayley tenha traído Josh com Chad. Mas não, eu não acredito que isso tenha acabado totalmente com qualquer afeto que havia entre eles.
Hoje em dia, o próprio Josh é muito magoado com ela.
Não acho, entretanto, que seja "retardada" por olhar para esse tipo de foto e entender que ainda existe um sentimento.

"Então você acredita que o Josh vai largar a Jenna e ficar com a Hayley, futuramente?"

Por favor. Não. A verdade é que Joshay nunca mais vai voltar, provavelmente.
Mas isso não me faz desacreditar que não exista sentimento nenhum, ainda. A mágoa do Josh e a chateação da Hayley só me fazem acreditar ainda mais nisso.


Por favor. Coloquem em 2:07 e vejam do que estou falando.


Em uma entrevista, Taylor Swift contou sobre sua inspiração para a música Speak Now, que originou o nome de seu terceiro CD:

"Essa música foi inspirada em uma amiga que estava me contando sobre essa sua grande paixão de infância por um cara. E um dia, ela chegou para mim e disse: "Ele vai se casar". Então eu falei: "Você vai falar agora?". E ela me perguntou: "O que isso quer dizer?" E eu: "Você sabe, tipo... invadir a igreja, fale agora ou cale-se para sempre. Eu vou com você! Eu vou tocar meu violão!"

Acho que não preciso falar nada, né?
Mas para quem está boiando: Hayley e Taylor são amigas. E Taylor foi ao casamento do Josh, como mostra a foto acima. Portanto, para mim, isso é só mais uma daquelas provas de que ainda existe alguma coisa. Joshay não está morto e enterrado, embora não vá voltar.
Ainda existe.
(Deem uma olhada na letra de Speak Now.)




Sabiam que a Jenna conhece o Josh desde que tinha 11 anos de idade? Sabiam que o Chad era casado quando a Hayley começou a ficar com ele? Melhor do que isso: sabiam que seus ídolos são felizes com as pessoas que estão hoje?
Eu não sou hater de nenhum dos dois; simplesmente por que é, sim, infantilidade. Me perdoa, mas se você é um desses que faz montagens com os nomes deles ou que desejou que Chad morresse quando ele foi eletrocutado, você é um babaca.
Brigar com um fã, dedicar Pressure pro Josh num show da NFG ou mandar um parawhore tomar nu cu pelo twitter não foram atitudes corretas do Chad. Mas, gente, imagina só o quão terrível deve ser ficar sendo atormentado vinte e quatro horas por dia pelos fãs alucinados que só sabem acusá-lo de "roubar a fama da namorada". Pelo amor de Deus, né?!
Jenna foi amiguinha de infância do Josh, e eu desafio vocês a verem uma foto sequer que ele não pareça completamente apaixonado por ela. Além do mais, ela sempre é atormentada pelos parawhores, todos os dias, e ainda assim eu nunca vi ela perdendo a cabeça. Às vezes, responde mal. Mas coloque-se no lugar dela por um segundo.
Vocês perdem tempo demais falando mal deles e não se importam com a maior preocupação: Hayley e Josh hoje são felizes. 
É isso que vale pra mim. Não é o que vale para vocês?

"Mas então você shippa Chad+Hayley e Josh+Jenna."

Não. Simplesmente sei separar a realidade da fantasia. Hoje em dia, Joshay não existe mais na vida real, mas isso, como foi explicado acima, não vai me impedir de shippá-los. Ignorância e infantilidade é detestar todos os ships só por que eu sou adepta a um diferente.
Tudo é uma questão de respeito. Você não precisa concordar com o relacionamento dos seus ídolos, mas deve respeitá-los.





Desde 2011, toda santa vez que a Paramore lança algo novo, cria-se essa chateação.
Alguns parawhores simplesmente acham que é mais fácil falar mal, correto? Então, quando saiu In The Mourning, NÃO SEI COMO, mas associaram ao Josh. Saiu Monster, e o argumento da vez foi: "Não ficou boa, por que faltaram os solos do Josh, além de que a música é uma indireta total." Com Renegade foi a mesma ladainha, e não vou nem falar sobre HCW.
Nesse novo CD, lançou-se "Now". Reclamaram e disseram que era uma indireta para Josh. No clipe, meu Deus, eu ouvi pessoas dizendo que o general era o Josh e que aquele abraço significava um pedido de desculpas.
Gente!
Todos esperavam que Still Into You fosse Joshay (confesso que meu espírito também aguardava algo assim), mas vamos prestar atenção e refletir: por quê a Hayley escreveria uma lovesong sobre o ex-namorado?
Isso é um dos argumentos das pessoas que acham que SIY é Joshay.
Mas, quer saber de uma coisa? Vocês estão esquecendo da melhor parte de ser um fã de Paramore: ouvir as músicas. Eu me tornei Parawhore por que as músicas deles me elevam a outro nível, me fazem sentir coisas que nenhuma outra banda faz. Sinto isso com o All We Know Is Falling, com o Riot!, BNE, com as B-Sides, e estou sentindo agora com o novo álbum! 
Mas, no momento em que a música foi lançada, as pessoas passaram a entrar em confronto umas com as outras para discutir para quem a música tinha sido escrita. Por favor! Sim, claro, é super capaz que Hayley tenha escrito a música para o namorado dela, por quê, oras, é o namorado dela. Mas como uma artista, eu digo claramente que não é necessária um motivo tangível para escrever seja lá o que for.
Still Into You é uma música linda. Que tal simplesmente apreciá-la, ao invés de ficar divagando e se estressando por causa dela?

Os parawhores estão se esquecendo da felicidade só para se entregar a uma briga insana onde todos sairão perdedores. Deveríamos ser uma família unida pelo amor à banda.
Deveríamos.




Eu também. 
A verdade é que, caso Joshay não houvesse acontecido de verdade, ainda existiria nas nossas mentes insanas de ficwriters/ficreaders/parawhores em geral. Como o Tayley. E talvez Josh e Zac ainda estivessem na banda. Como a própria Hayley disse em entrevista a uma rádio, uma vez: "namorar (o Josh) não foi uma ideia inteligente."
Mas essas foi uma escolha que eles fizeram. Ambos ainda estão sofrendo as consequências.
Você só vai sofrê-las também se quiser.

"Então, por que você ainda escreve fics sobre eles?"

Por que eu os acho o casal mais lindo do mundo, tudo bem? E, embora eu saiba que isso provavelmente chatearia a ambos, não consigo evitar os sentimentos dentro de mim. Escrever é tudo o que sei fazer. E, não, eu nunca vou parar de ler/escrever Joshay por que já era adepta ao shipper muito antes de todos se revoltarem contra ele.
Eu aceito que tudo tenha terminado na vida real, mas na minha fantasia, mando eu. E eu posso juntá-los na minha fantasia, se quiser.
Só preciso saber separar as coisas.
Se você for parawhore e chegou até o fim disso, por favor, eu peço que se esforce para separá-las também.



2 comentários:

  1. O que a Isabelle Farro disse é verdade, nao sei como a maioria dos fãs não sabem da história... A Hayley traiu o Josh sim, e foi esse motivo que eles cancelaram o resto da tour com o New Found Glory, inclusive isso acabou com o casamento do Chad com a Sherri Dupree. E acho que a música da Taylor não é sobre os dois, porque que eu saiba a Hayley só conheceu a Taylor depois que as duas já eram famosas, mesmo sendo do mesmo estado.
    Eu perdi meu encanto com a Hayley depois que eu pesquisei sobre isso, pq ela foi bem filha da puta... inclusive estava bem "amiguinha" da Sherri, indo até na casa dela (que morava com o Chad na época), a Sherri e o Josh ficaram bem arrasados. O Brand New Eyes fala muito disso (mais na visão da Hayley, que pelo que entendi, ainda saiu por cima) e é por isso que a harmonia do Paramore nunca mais foi a mesma... Tenso :(

    ResponderExcluir
  2. MENINA, UM GLÓRIA PRA VOCÊ QUE EU DESCONHECIA ESSA HISTÓRIA DA SHERRI. Na verdade, sabia bem por cima: teve a turnê, Hayley traiu Josh com Chad, o casamento acabou e tempão depois anunciaram o namoro dos dois (Hayley e Chad). Agora, com essa riqueza de detalhes, não sabia mesmo. Até mesmo porque não sou fã antiga assim. Obrigada pelas informações!
    Quanto a Speak Now, eu acho que tem foto de Hayley e Taylor antes do casamento, vou caçar por aí. Sei lá, eu acho bastante plausível que a música seja Joshay, até mesmo porque elas eram sim amigas na época (a própria Taylor já deu entrevistas dizendo que a Hayles era uma boa amiga), mesmo que, é claro, elas só tenham se conhecido depois da fama.

    Eu ainda amo a Hayley mesmo depois de tudo o que ela fez, por mais filha da puta que ela seja. É importante que a gente aceite nosso ídolo como uma pessoa, acima de tudo.
    Obrigada pelo seu comentário supersensato <3 amo!

    ResponderExcluir