2 de jul. de 2013

[Livro X Filme] Percy Jackson e o Ladrão de Raios






E AQUI ESTÁMOS NÓS! Meses depois da primeira postagem mais lida da história desse Blog (!!!), a tão aguardada e épica sequência de Livro versus Filme, no novo (con)! Sem poder ser diferente, o nosso alvo de comparação hoje é, também, um dos best-sellers do Times (que des-ban-cou e ar-ra-sou lá no topo por cento e cinquenta e cinco semanas). Dono de uma grande massa de fãs pelo mundo. Um garoto filho de um deus que deu a Rick Riordan dinheiro o suficiente para sustentar até a sua nonagésima quarta geração no lusho. Rufem os tambores...
Percy Jackson e o Ladrão de Raios!!! *ovação*
Como boa parte da população, a garota que vos fala assistiu ao filme antes de ler o livro. E, para falar sério? Eu achava o filme de Percy Jackson e o Ladrão de Raios simplesmente maravilhoso! Amava os efeitos especiais, o desenvolvimento da trama, os atores, o relacionamento de Percy e Annabeth, Grover... amava tudo!
Aí eu li o livro.

http://24.media.tumblr.com/tumblr_m6jjxhMbLf1rwtvjio1_500.gif

Não vamos ser maus. Nós sabemos, afinal, que a adaptação de uma obra literária é extremamente difícil de se realizar. Sabemos que o tempo designado para um filme é estupidamente pequeno. Sabemos, acima disso, que o filme é bom; o elenco é de arrasar, os monstros mitológicos dão até um arrepio na espinha, e a trama ficou... né, legalzinha.
Mas aqui eu trabalho com comparações. E, honestamente, se nós formos comparar o filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios com o livro Percy Jackson e os Olimpianos: Ladrão de Raios...



Piadinhas à parte, é, eu não gostei da adaptação. E olha que eu sou muito razoável quando se trata disso! (Ver Livro X Filme: O Diabo Veste Prada, em que eu fui amável, compreensiva, doce, sensível, fofa, e mentirosa). A questão é que Percy Jackson tinha absolutamente tudo para tornar-se não só um marco literário, mas também um marco cinematográfico.
Eeer. Não foi o que rolou.

AVISO: Este artigo contém (muitos!) spoilers.








Todo mundo que é minimamente ligado à literatura já ouviu falar de Rick Riordan. Confesso, eu estava louca para ler qualquer coisa dele (vinha procrastinando a leitura de Percy Jackson há mais ou menos dois milênios), portanto, quando me surgiu a oportunidade, agarrei-a.
Eu não achei que fosse gostar tanto do livro quanto gostei.
O Tio Rick é simplesmente maravilhoso no que faz. Percy Jackson e os Olimpianos é uma saga de livros infanto-juvenil, de modo que... hum, é fácil de ler. Quase tão fácil quanto Harry Potter. Matei muitas aulas de química para ler este livro no fundo da sala, sério. A narrativa é deliciosa e flui tão rápido que eu não conseguia acreditar. O livro é contado em primeira pessoa — Percy Jackson, um garoto de recentes doze anos de idade, disléxico, que descobre ser um semideus após de um punhado de reviravoltas. A obra é muito bem amarrada, tem a conta certa de humor, aventura, amizade...
Enfim! É um daqueles livros que — mesmo sendo infanto-juvenil — fazem você devorar em uma tarde e ficar imaginando como seria sua vida se, de repente, um sátiro aparecesse e te levasse para o Acampamento Meio-Sangue. Tipo, te dá vontade de lutar! Eu sou filha de Atena, gente, eu fiz o teste!
Não tem outra palavra que descreveria Percy Jackson e os Olimpianos tão bem quanto: maravilhoso. Sério! Rick Riordan é o máximo!
O único erro dele foi deixar que a Fox nomeasse Craig Titley como roteirista do filme.
Percy Jackson? Livrinho das criança.
Vou faze 1 filme de açaum manow, pq eo sei
das parada, tá ligado?

Como eu disse, não sou fã da série (apesar de lê-la estar sendo uma maravilha só), mas — como toda vez em que vou escrever essa coluna —, fiz questão de dar uma olhada em como foi a comoção dos “semideuses” antes do lançamento do filme e, aparentemente, Craig já era um filho de uma mãe muito antes de eles descobrirem que a adaptação estava uma bosta.
Não vou citar fatos concretos aqui porque, afinal, não sei se a fonte é confiável. Estou me baseando em relatos de fãs que li na Internet. (Mas *cofcofcof* aparentemente *cofcofcof* ele falou que Percy Jackson era uma série boba de crianças *cofcofcof* falou também que queria realizar um filme de ação e não um filme de crianças lutando *cofcofcof* disse, além disso, que os personagens pareciam ter nove anos ao invés de doze *cofcofcofcofcof*)
Gente, que tosse! Vou te falar, essa gripe tá pegando todo mundo...
Eu honestamente não me importo que o roteirista mude algumas coisas do livro para fazer com que o filme fique, de fato, melhor (como aconteceu em O Diabo Veste Prada). Mas quando esse roteirista desgraçado faz isso só por desmerecer o bom trabalho do autor, bem...
Perdoem-me, mas vou usar esse meu pequeno meio de comunicação para dizer que EU ESPERO QUE ESSE TAL DE CRAIG TITLEY SEJA PERSEGUIDO POR FÚRIAS E LEVADO PARA AS PROFUNDEZAS DO TÁRTARO, FILHO DA #@$&*¨@*(&!@!!!!!!!
O Craig, genial como é, decidiu que a Percy receber uma missão pelo oráculo para ir ao Mundo Inferior e recuperar o raio roubado de Zeus era, sabe, bobagem. Achou bobagem incluir Ares — o célebre deus da guerra — e sua filha, Clarisse, que faz o terror de Percy a primeiro momento. Acha bobagem que Percy tenha uma relação de amizade-ódio com Annabeth (não, tensão sexual entre adolescentes é bem melhor, né?). Acha bobagem que EXISTA UMA LENDA SUPERIMPORTANTE PARA A SEQUÊNCIA DOS FILMES. Então, ele simplesmente corta. Naah. Ninguém se importa, mesmo, não é?
(Eu realmente estou com raiva.)
O filme é tão diferente do livro que dá vontade de chorar. Juntamente com Chris Columbus (o mesmo cara que dirigiu Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta), Craig Titley praticamente destruiu o enredo o livro e construiu outro em cima, com os mesmos nomes dos personagens. Não dá pra negar que o filme ficou bom; mas só para quem nunca leu o livro. Porque, só para começar, os personagens de Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios têm doze anos de idade. Eles não são jovens-adultos completamente atraentes e gostosos. (Nada contra jovens-adultos completamente atraentes e gostosos.) São pré-adolescentes inteligentes, espirituosos, aventureiros e que sabem o valor de uma verdadeira amizade. Poxa!
Não desejo a morte para ninguém, mas Craig bem que podia... sei lá, pisar em uma peça de lego ou algo assim.




Só para começar, eu podia encerrar essa coluna com um: OS PERSONAGENS REAIS SÃO CRIANÇAS E EU SÓ APROVEI JAKE ABEL COMO LUKE E UMA THURMAN COMO MEDUSA. Mas acho que isso seria muito antiprofissional da minha parte. Portanto, vou esquecer durante um momentinho a verdadeira idade dos personagens principais da trama e julgar de maneira imparcial.
  • ·         Logan Lerman interpreta Percy Jackson e... tá, tá. É complicado analisar isso justamente quando eu já iniciei minha leitura imaginando meu Percy com o cabelo escuro, pele branca, olhos azuis. De certo modo, a personificação do filho de Poseidon coube perfeitamente nesse menino (e, convenhamos, ele é lindo). Além disso, ele também é um ótimo ator, e acho que todos os que leram PJO antes de assistirem ao filme, passaram a imaginar Percy como Logan.
 
Logan Lerman as Perseu Jackson. Aprovado!

 
  •  Alexandra Daddario interpreta Annabeth Chase, e... ouch. Concordamos que a Alexandra é uma das atrizes mais bonitas da atualidade, correto? Concordamos também que uma das razões de ela não ter desempenhado tão bem o papel de Annabeth foi porque a Annabeth do filme é completamente diferente da Annabeth do livro. Tá, tudo bem, ela fez o seu melhor, mas não me passou... o que Annabeth deveria ter passado. É claro que é só minha opinião. Além disso, CUSTAVA TER PINTADO O CABELO DA MENINA DE LOIRO, CARAMBA?!
    (No trailer de O Mar de Monstros, a sequência de O Ladrão de Raios, ela aparece com as madeixas amarelas. Vamos ver, né?! Minha sugestão é de que ela vai aparecer lavando o cabelo com água oxigenada ali nos primeiros minutos de filme, seduzindo e tal...)



    Alexandra Daddario as Annabeth Chase. Semi-aprovado.


  • ·         Brandon T. Jackson interpreta Grover Underwood e... meu Deus, o melhor personagem. O Grover do livro é um pouco mais amuado e medroso do que o do filme; que, por sua vez, é todo extrovertido, engraçado e espaçoso. Te falar, acho que a mudança na personalidade do Grover foi o único acerto do roteiro do Craig Titley. E, embora na foto d'Os Arquivos do Semideus o Grover seja meio ruivo, Brandon arrasou no papel e deu ao personagem toda a vivacidade que ele precisava para brilhar.
     
    Brandon Jackson as Grover Underwood. Super-aprovado!



  • ·         Pierce Brosnan interpreta Quíron, e... tudo bem, outra escolha certa. Falando sério: o cara é uma lenda. Quem nunca assistiu nenhum dos filmes dele como James Bond?! Quer dizer, eu totalmente não esperava que o agente 007 fosse ser um perfeito centauro, mas o Mr. Brosnan já nos mostrou que faz o que faz com maestria, sambando na cara de todos os que diziam que não ficaria bom. Esse cara merece aplausos, apenas.
    (Além disso, eu adoro o papel que ele faz em Mamma Mia! Prontofalei.) 


    Pierce Brosnan as Quíron. Aprovadíssimo!
  •  Jake Abel interpreta Luke Castellan. Bela escolha. Digo, bela escolha. Jake já nos mostrou ser um grande ator, além de gostar de mostrar sua beleza estonteante para as menininhas de dezesseis anos que escrevem colunas inúteis sobre adaptações literárias para o cinema em um blog. Quem dizia que o cara nunca perderia o jeito Disney de viver estava muito enganado. Muito embora o Luke do filme seja menos interessante que o Luke do livro, Jake... me fez até gostar. (*cofcofcof*)

    http://25.media.tumblr.com/51864894400270b5acfd6424ab152983/tumblr_mjte9voxYJ1s471oyo2_400.gif
     Jake Abel as Luke Castellan. Aprovado. Uh-huh...



Olha, gente, o elenco é enoooooooorme. Eu não estou a fim de falar de cada deus aqui, então simplificarei: Hades, Poseidon, Zeus e Atena estão o.k. Uma Thurman como Medusa também arrasou (mas quando é que a Uma Thurman não arrasa, minha gente?). Ainda estou muito chateada por não ter visto a Clarisse ou o Ares, mas... vamos ver o que acontece no próximo filme. Acontece que o roteiro simplesmente acabou com o resto do filme, de modo que é meio que impossível não desgostar de um personagem só por causa do script que foi dado a ele. Tipo, se você queimar um cupcake, não importa quanto chantili você coloque em cima, ele continuará ruim. 
Muitos fatos foram alterados e isso é uma droga total. Honestamente, eu espero que O Mar de Monstros seja melhor, mas tá tão difícil... 
No geral, a escolha de elenco não foi ruim. Todos são e foram bastante competentes. É. Mas (como todo o resto do filme) poderia ter sido melhor. 






Pre-pa-ra que é a hora de eu dar spoiler. Caso você não tenha lido o livro ou visto o filme, não é indicado que continue lendo essa parte do artigo, tudo bem, amiguinho? 
Não diga que eu não avisei. 
Eu posso dizer com clareza que detestei o final da adaptação cinematográfica. Falando sério. Craig, o Gênio, não só matou uma “lenda”, como boicotou toda a passagem do trio (Percy, Annabeth e Grover) no Mundo Inferior. No livro, Perséfone (deusa da primavera e esposa de Hades) NÃO ESTÁ NO MUNDO INFERIOR, e NÃO fica flertando com o Grover, meus deuses! Isso é absolutamente ridículo. 
Pode-se dizer que, no filme, Hades é quase um idiota. No livro, ele mete medo. 
http://flogvip.net/fotos/hd2/f/a/alexanna/f/20110417170048140.png
me you bed now
rsrsrs
Além disso, Percy recebe uma mochila com suprimentos de Ares alguns dias antes de eles dirigirem-se para o mundo inferior. Assim que a mochila passa pelas dependências do reino de Hades, o raio roubado de Zeus se materializa lá dentro — ou seja, não!, o raio não estava no escudo de Luke, e tampouco poderia ser encontrado antes de estar no mundo inferior. 
Thalia não é citada. A volta de Cronos também não é. 
E, meus caros, se vocês acharam Luke um filho da mãe no filme, esperem para ler o livro. 
Outra coisa que muito me irritou foi o relacionamento de Percy e Annabeth. Dá vontade de vomitar neles! Tanto na captura da bandeira, quanto em outras cenas idiotas que enfiaram no filme SEM A MÍNIMA NECESSIDADE, existe uma tensão sexual tão grande entre eles que dá para se cortar com uma faca. A ANNABETH NÃO CHAMA O PERCY DE CABEÇA DE ALGA NENHUMA VEZ! 
Acho que vou chorar. 





Eu gostaria muito de ter lido Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios antes de assistir ao filme. Entretanto, acho que só odiaria a adaptação ainda mais. Então... 
Motivos para se ler o livro: A narrativa de Riordan é tão gostosa, fluída, bem feita e leve que você vai se surpreender com o quanto vai gostar. Percy é um protagonista incrível e consegue narrar as cenas de ação carregadas de bom-humor e bastante ironia. Até a Annabeth dá para se amar! Além disso, para quem não tem a mínima noção de mitologia grega, pode ficar sabendo uma coisinha ali e outra aqui. Talvez você até aprenda a gostar. 
Motivos para se ver o filme: Falar mal do roteirista após a leitura do livro. E, ah, Jake Abel. É. 

Muito amor ♥




 

Um comentário:

  1. apenas chorei pq Annabeth não chama o Percy de cabeça de algo NENHUMA vez!
    eu vi o filme antes do livro! e eu amava demais o filme, mas depois que li o livro passei a odiar.. a única coisa que gostei do filme, foi do grover. Pq tipo, nem parece que é o grover do livro e tudo mais, mas parece um personagem novo, e eu adoro ele, por ele ser engraçado, grover no livro não tem nada disso!
    Foi triste essa adaptação, só espero que não esteja tão péssimo assim em mar de monstros, pq ainda nem assisti e tal...

    ResponderExcluir