9 de set de 2013

[RESENHA] Os 13 Porquês, de Jay Asher


.
Editora: Ática
Autor: Jay Asher
Ano: 2007
Páginas: 244

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.







Os 13 Porquês narra a história de Hannah Barker, mais especificamente a obra nos conta os 13 motivos que levaram Hannah a tirar sua própria vida. Diferente da maioria das histórias, essa possui dois narradores: Hannah, a narradora principal que vai nos contando os fatos, e Clay, o co-narrador que em uma tarde quando chega da escola recebe uma caixa com sete fitas cassetes. O que essas fitas tem a ver com a história? Nelas se encontram os 13 porquês.
A princípio os motivos de Hannah parecem bobos, e até mesmo superficiais, mas à medida que a história vai desenrolando percebe-se que uma fita tem uma ligação clara com a próxima e passamos a entender melhor o mundo, e a cabeça, de Hannah. Nós começamos a perceber que cada detalhe, por mais bobo que fosse, interferia na vida de Hannah de maneira extremamente grave, a fazendo ficar mais insegura e depressiva a cada acontecimento.



Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não tem noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.


Os 13 Porquês é um livro que é impactante, eu não conseguiria descrevê-lo em outra palavra. É o tipo de livro que consegue te abalar, te fazer ver o mundo de outra forma. O autor consegue te passar os sentimentos não só de Hannah, mas do Clay, que é um personagem muito sensível e que te faz pensar como você reagiria se recebesse as fitas, ou até mesmo se passasse por tudo que Hannah Barker teve que passar. Ler o livro com bastante calma e prestar atenção nos detalhes é o melhor pra entender a ligação de um porquê com o outro, mas como o livro vai nos deixando intrigados, garanto que vocês vão termina-lo em um piscar de olhos.
Um fato interessante é que há boatos de uma adaptação cinematográfica e tudo indica que Selena Gomez fará o papel de Hannah, nada foi confirmado ainda, mas as fontes são seguras e Selena já falou sobre o projeto. Eu, particularmente, imagino a Hannah bem diferente da Selena, mas se ela fizer um bom trabalho e for capaz de passar a sensibilidade da personagem, acho super válida a ideia de da adaptação.
É isso por hoje, pessoal. Espero que se vocês lerem o livro, gostem e se gostarem, me contem. Até semana que vem, uma ótima semana pra todos vocês.





2 comentários:

  1. Ok, fiquei interessada no livro... Mas o Money é pouco e a tristeza é grande :(
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Assim que tiver um dinheirinho compre, vale a pena! Beijos e obrigada pelo comentário, Vic <3

    ResponderExcluir